As normas da APA e o sistema de referências com DOI

Autor: Luis M Romero-Rodríguez – Tradução: Julieti Oliveira

Normas APA

Grande parte das revistas cientificas de ciências sociais, principalmente as espanholas e as latino-americanas, usam as normas APA (American Psychological Association) como normativa para apresentar os manuscritos. Ainda que seja a normativa mais comum, algumas publicações (revistas, capítulos de livros, atas de congressos, etc…) preferem “personalizar” a normativa  incluindo características próprias ou misturando diferentes padrões, por isso é importante antes de começar a escrever nosso artigo conhecer as normas de cada publicação.

Em julho de 2009 foi publicada a última versão deste catálogo de normas (APA 6th Edition). Entre alguns dos seus elementos mais importantes se encontra o de citar por paráfrases (citação indireta), como textual (citação direta) (ver imagem) reafirmando no padrão da forma: sobrenome do autor(es), ano ( Aguaded y Romero-Rodriguez, 2015) para citaçõess indiretas e sobrenome de autor (es), ano, página ( Aguaded y Romero-Rodriguez, 2015:46) para as citações diretas.

referencias

Umas das questões que não trata o manual de normas APA 6th Edition é o modo correto de citar artigos científicos que possuem Sistema de Identificação do Objeto Digital (DOI, por suas siglas em inglês), o qual se trata de um meio técnico para conceder individualidade a cada produção cientifica que o possua. Em outras palavras, existem artigos acadêmicos – principalmente os que procedem de revistas de alto impacto de índices como JCR ou Scopus –  que não está claro  o número de  identidade e que por sua vez é um hiperlink de uma direção web (por exemplo: http://dx.doi.org/10.14201/eks20151614457).

Nesse caso, na normativa se recomenda trabalhar do seguinte modo:

  1. Abreviar o DOI: Nos direciona a direção org  e copiamos  o hiperlink do DOI do artigo que queremos abreviar. O hiperlink se copia a partir do primeiro número do DOI, por exemplo: 10.14201/eks20151614457.
  2. Copiar o DOI abreviado: o resultado seria algo como o exemplo: http://doi.org/4ht
  3. Nas referências, citamos a obra, como recomenda o manual APA 6ª Edição, e depois de citar, volume, número, páginas, se coloca um ponto e se copia o doi abreviado (importante: doi se escreve em minúscula nas citas).

De acordo com a normativa APA, o sistema recomendado para uso do DOI nas referências seria o seguinte:

Aguaded, J., & Romero-Rodríguez, L.M. (2015). Mediamorfosis y desinformación en la infoesfera: Alfabetización mediática, digital e informacional ante los cambios de hábitos de consumo informativo. Education in the Knowledge Society, 16 (1), 44-57. doi: http://doi.org/4ht

No entanto, é importante revisar SEMPRE as diretrizes de cada revista, já que o sistema de referências pode mudar, como no caso da revista Comunicar, na qual exige-se que o DOI seja apresentado de forma completa.

Anúncios

Sobre Lilian Ribeiro

Lilian Vieira da Rocha Ribeiro (Universidade de Huelva/Espanha) Doutoranda em Comunicação; Mestra em Linguística Aplicada (Univ. de Brasília-Brasil); Licenciada em Letras; Coordenadora do blog da Coedição em português da Revista Comunicar e da equipe de tradução espanhol-português da Escola de Autores.
Esse post foi publicado em Sin categoría. Bookmark o link permanente.

2 respostas para As normas da APA e o sistema de referências com DOI

  1. Pingback: Pares amigos | Comunicar. Escola de Autores

  2. Pingback: As normas da APA e o sistema de referências com DOI | Revista Comunicar - Coedição em português

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s