Ler: A primeira tarefa

Autor: Luis M Romero-Rodríguez -tradução: Mirelle da Silva Freitas

lerUm dos grandes problemas dos pesquisadores novos se fundamenta principalmente na falta de leitura de outras pesquisas. Não em vão, a maioria das revistas científicas do campo das Ciências Sociais exigem que os textos contenham um marco teórico, ou estado da arte, na introdução, que permita não apenas contextualizar os leitores sobre o tratamento acadêmico que o problema de investigação e seus antecedentes tiveram, mas também para evidenciar ante os revisores que o autor do artigo revisou com pertinência, idoneidade, profundidade e suficiência as pesquisas relativas ao âmbito do estudo.

“O que começa mal, acaba mal” (Eurípides).

Precisamos lembrar que escrever um artigo científico é a fase final de um processo de pesquisa (divulgação), sendo errôneo pensar que não é necessário ler “para fazer um artigo”. Ler deve ser o passo inicial inclusive para determinar o objeto de estudo, em outras palavras, antes de decidir o problema de pesquisa, levando sempre em consideração que uma pesquisa busca trazer um conhecimento novo. Neste sentido, é impossível conhecer sobre a originalidade de nossa pesquisa, seus limites e antecedentes sem que tenhamos feito previamente análise exaustiva do tratamento que tem tido o problema o qual se deseja tratar.

Evidentemente, a revisão da literatura científica deve ser formulada desde os índices de alto impacto (JCR), médio impacto (Scopus/Scimago), de forma descendente até as bases de dados, repositórios de menos impacto de Open Access (Latindex, Dialnet, Google Scholar), livros, resumos de congressos não indexados etc; nunca o contrário. Devemos recordar que os índices de alto e médio impacto nos garantem produtos de maior qualidade – basicamente por seus padrões de revisão e atualização –, o que repercutirá diretamente na qualidade de nossa leitura, alcance da pesquisa e sua divulgação.

Anúncios

Sobre Lilian Ribeiro

Lilian Vieira da Rocha Ribeiro (Universidade de Huelva/Espanha) Doutora em Comunicação (Educomunicação & Media literacy); Mestra em Linguística Aplicada (Univ. de Brasília-Brasil); Licenciada em Letras (Faculdade Castelo Branco); Coordenadora da equipe de tradução espanhol-português da Escola de Autores da Revista Comunicar.
Esse post foi publicado em Sin categoría. Bookmark o link permanente.

2 respostas para Ler: A primeira tarefa

  1. Pingback: Quatro chaves para um bom estado da questão | Comunicar. Escola de Autores

  2. Pingback: Pares amigos | Comunicar. Escola de Autores

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s