A verificação prévia

Autor: rosagarciaruiz – tradução: Julieti Oliveira

Escrever um bom artigo científico exige uma revisão profunda tanto no conteúdo,  como no formato e no estilo. Assim como adaptamos nosso artigo as diretrizes da revista seleciona, como já vimos em um post anterior da “Escola de Autores de Comunicar” é importante realizar uma verificação por pares internos.

O trabalho na comunidade científica exige o trabalho em equipe de pares, com colegas de nossa categoria e experiência profissional, que nos ajudam na revisão final do artigo. Isso reforça o trabalho em equipe em uma comunidade científica que longe de ser limitada se fortalece com a colaboração desinteressada de esse trabalho, no qual os pesquisadores se ajudam mutuamente.

As revistas científicas de alto nível como Comunicar, além de oferecer orientações para garantir a superação da revisão cega por pares, põe à disposição de revisores e autores as fichas que contém os requisitos de avalição dos artigos, como garantia de rigorosidade, transparência e qualidade científica.

Por tanto, não se trata de uma revisão de formato, algo que se pode fazer com um checklist, ou protocolo de envio, como veremos nos próximos posts, mas sim uma verificação prévia ao envio a plataforma OJS da revista, na qual se avalia o trabalho em seu conjunto, isto é:

  • Highlight: contribuição significativa, original e inovadora do trabalho.
  • Adaptação do marco teórico
  • Estrutura do resumo
  • Atualidade e relevância das referências
  • Estilo científico do texto
  • Evidencia da contribuição do artigo com o estado da questão
  • Avanços demostrados nos resultados e nas conclusões
  • Contribuição das conclusões
  • Rigorosidade metodológica seguida

 Basicamente trata-se de contar com a ajuda de companheiros da nossa área, sejam de nossa mesma instituição ou de qualquer outra parte do mundo, ou com autores em categoria profissional, índice de impacto (h), experiência no tema, etc… que leiam atentamente nosso trabalho e o avaliem com rigorosidade, levando em conta que é um trabalho em equipo que favorece a todos, assim podemos contribuir devolvendo o favor quando alguém  necessite uma verificação de seu trabalho científico. Desse modo se garante um trabalho com excelência.  

Anúncios

Sobre Lilian Ribeiro

Lilian Vieira da Rocha Ribeiro (Universidade de Huelva/Espanha) Doutoranda em Comunicação; Mestra em Linguística Aplicada (Univ. de Brasília-Brasil); Licenciada em Letras; Coordenadora do blog da Coedição em português da Revista Comunicar e da equipe de tradução espanhol-português da Escola de Autores.
Esse post foi publicado em Sin categoría. Bookmark o link permanente.

2 respostas para A verificação prévia

  1. Pingback: Pares amigos | Comunicar. Escola de Autores

  2. Pingback: A verificação prévia | Revista Comunicar - Coedição em português

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s