Normatização de autores: ORCID

Autor: Ignacio-Aguaded – tradução: Julieti Oliveira

 

ORCIDA comunidade de pesquisadores, a  nível mundial, cresce rapidamente. Há pouco tempo nos movimentávamos apenas a nível local e regional e a identificação era um tema muito mais simples, porque não era necessário responder a padrões internacionais e a comunidade de pesquisadores a que pertencíamos era grande o suficiente para que se ocasionara uma confusão entre nossos nomes e sobrenomes.

Atualmente, tanto no campo da ciência como em muitos outros, vivemos em um universo global onde nossa comunidade de pares já não se conta por dezenas, centenas, senão por milhares, já com vários milhões de pesquisadores em todo o mundo. É de conhecimento comum que o idioma dessa ciência sem fronteira é o inglês e o padrão internacional é o modelo anglo-saxão. Cada pessoa se identifica por um nome e sobrenome exclusivo, e com ele deve diferenciar-se dos milhões de pesquisadores que trabalham em temas afins em todos os cantos do Planeta.

ID

Com o objetivo de suprir essa necessidade, há alguns anos se desenvolveram iniciativas para a normatização dos nomes científicos. FECYT (Fundacion Espanola de Ciencia y Tecnologia), juntamente como o Grupo EC3/UGR de Granada criaram um documento  (http://goo.gl/3t7r4j) com as diferentes possibilidades e opções para um “batizado cientifico” que não gerem confusões. Para muitos hispanos e lusos o uso de dois nomes e dois sobrenomes gera importantes confusões na hora de identificar-se nas revistas internacionais dificultando assim o seu reconhecimento.

Nos últimos anos, também surgiram repositórios e portais online para o registro internacional de pesquisadores.

A fundação do portal ORCID, (Connecting Research and Researchers) há três anos, conseguiu unificar iniciativas anteriores como a do portal WoS (ResearcherID) e Scopus (ScopusID) em uma só direção web, onde os autores recebem seu número de identificação pessoal gratuitamente se “batizam” com seu nome científico consegue o código QR da sua página  e automaticamente tanto WoS como Scopus, publicam suas contribuições em revistas cientificas de todo o mundo.

Para consultar autores registrados, ver seu perfil pessoal ou cadastrar-se em:  http://orcid.org/.  Muitas agencias e revistas de qualidade na Espanha exigem que seus autores e pesquisadores estejam registrados em ORCID.

 

Anúncios

Sobre Lilian Ribeiro

Lilian Vieira da Rocha Ribeiro (Universidade de Huelva/Espanha) Doutoranda em Comunicação; Mestra em Linguística Aplicada (Univ. de Brasília-Brasil); Licenciada em Letras; Coordenadora do blog da Coedição em português da Revista Comunicar e da equipe de tradução espanhol-português da Escola de Autores.
Esse post foi publicado em Sin categoría. Bookmark o link permanente.

Uma resposta para Normatização de autores: ORCID

  1. Pingback: Normatização de autores: ORCID | Revista Comunicar - Coedição em português (Brasil)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s