Protocolos de envio: checklist

Autor:   – tradução: Jenny De la Rosa

Um manuscrito científico é o resultado visível, de uma pesquisa que por vezes durou meses, e inclusive anos de trabalho, desde o seu desenho até a elaboração das conclusões e o relatório final ou executivo.

É por isto que a apresentação do manuscrito para ser editado em uma publicação de alto nível de excelência tem que ser cuidada em todos seus aspectos, formal e conceitual. checklist

Assim, se evitará uma recusa por questões menores que signifiquem uma perda importante de tempo entre a devolução e o novo envio, e um desprestígio dos autores diante dos editores, pela falta de cuidado na apresentação formal do trabalho.

 As revistas científicas de alto prestígio internacional dispõem de regulamento muito estudados e específicos que orientam sobre como apresentar os trabalhos do ponto de vista formal.

Em geral, nas Ciências Sociais, o regulamento da American Psychological Association (APA) é a referência estandarizada, se bem que podem se encontrar particularidades referidas à própria publicação, que devem consideradas.

Estes tipos de descuidos formais, muito frequentes nas revistas indexadas em bases de prestígio como Journal Citation Reports (JCR) e Scopus (Citescore), geram constantes recusas de trabalhos, por não poderem ser revisados em condições padronizadas: extensão dos trabalhos inadequada, identificação de autores, falta de arquivos anexos obrigatórios, referências sem formato APA ou incompletas, enumerações não especificadas…

checklist2Algumas publicações periódicas, como a revista científica “Comunicar”, oferece na sua seção de Regulamentos epígrafes complementárias à epígrafe geral de “Normas” que complementam e ampliam a informação necessária que os autores precisam para apresentar um bom manuscrito, evitando desta forma rejeições e devoluções que dificultam e prologam um processo, já por si denso.

Em “Comunicar”, na seção de “Regulamentos”, junto às “Normas” os autores encontrarão outros materiais complementáres como:

Estrutura para envio

Como fazer citações segundo as normas APA

Critério de “padronização” de nomes de autores.

Identificadores internacionais como ORCID, ResearchID.

Gestor de envio de artigos

Modelos de fichas de revisão dos revisores (que devem ser observadas pelos autores), carta de apresentação e folha de rosto (arquivo prescritivo de identificação e cessão de direitos).

Checagem prévia

checklist3

Este último documento, a checagem prévia oferece aos autores, em forma de “checklist”, um sistema simples de auto revisão sobre aspectos formais e de conteúdo que, aparecem nas normas, e ajudam a formatar corretamente o manuscrito desde a primeira vez.

Com isso se evitam rejeições por questões formais, tão desnecessárias, principalmente depois do grande esforço realizado de, não apenas redigir o manuscrito, mas principalmente realizar a pesquisa que o respalda.

Veja a seção “Regulamentos” em “Comunicar”

https://www.revistacomunicar.com/index.php?contenido=normas

Anúncios

Sobre Lilian Ribeiro

Lilian Vieira da Rocha Ribeiro (Universidade de Huelva/Espanha) Doutora em Comunicação (Educomunicação & Media literacy); Mestra em Linguística Aplicada (Univ. de Brasília-Brasil); Licenciada em Letras (Faculdade Castelo Branco); Coordenadora da equipe de tradução espanhol-português da Escola de Autores da Revista Comunicar.
Esse post foi publicado em Sin categoría. Bookmark o link permanente.

Uma resposta para Protocolos de envio: checklist

  1. Pingback: Pares amigos | Comunicar. Escola de Autores

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s