Pares amigos

Autor: rosagarciaruiz – Tradução: Lilian Rocha-Ribeiro

pares amigos

O trabalho em equipe é fundamental para alcançar os padrões de qualidade de uma investigação científica. O mesmo ocorre na redação dos artigos nos quais daremos a conhecer nossos resultados de investigação ou estudo. Precisamos contar com a colaboração de um par, um igual, um investigador com inquietudes e experiencia parecida na publicação de artigos científicos que, além disso, possa considerar-se amigo, quer dizer, um colega que irá nos ajudar a melhorar nosso trabalho.

Contar com pares amigos significa poder compartilhar com nossos iguais um trabalho na elaboração para ser analisado de uma maneira crítica e construtiva. Esta tarefa conjunta requer um compromisso por ambas as partes:

– O autor deposita sua confiança no colega ou colegas que podem ajudá-lo a encontrar pontos fracos ou erros na abordagem do trabalho.

– O par amigo irá analisar de forma meticulosa o trabalho, pondo-se no lugar de um revisor ou editor, também de um leitor especialista na temática, que contribua com melhoras substantivas.

Espera-se, portanto, do par amigo, uma contribuição extraordinária à melhora do trabajo que vai revisar, não só destacando aqueles aspectos que requeiram uma melhoria, senão oferecendo ideias chave, recursos, novos enfoques ou modelos de tratamento da informação que, dentro de limites reais em relação ao tempo e esforço que o autor deve dedicar, sejam assumíveis e compreensíveis…

Pôr nas mãos de um par amigo nosso manuscrito supõe adiantarmos à revisão dos avaliadores da revista a qual vamos enviá-lo. Vamos receber uma primeira revisão com as melhorias já determinadas que, sem dúvida, contribuirá a superar uma primeira fase da avaliação por pares cegos.

feedback

A revisão do par amigo pode ajudar-nos a descobrir erros formais do trabalho, erros metodológicos, falta de clareza na redação científica, lacunas nas fonte de informação referenciadas, erratas nas referências dos trabalhos consultados, e incluso pode dar-nos informação importante para melhorar a primeira impressão da equipe editorial quanto ao impacto e qualidade que dever ter tanto o título escolhido para o trabalho, como a redação do abstract e das conclusões.

Por isso é aconselhável, quando vamos pedir ajuda a nosso colega amigo,  enviar o manuscrito e incluir uma rubrica ou check-list, que recolha o feedback da informação que necessitamos para melhorar sua qualidade.

A Escola de Autores de “Comunicar”, ao longo destes meses de caminhada, já publicou uma série de pautas para que os autores cumpram com um protocolo de atuação que garanta a publicação de seu trabalho, no qual é necessário incluir o envio do mesmo a um par amigo para completar sua revisão:

 

 

Fundamentar o marco teórico e dirigir a investigação

O aceso à informação científica. A bússola dos navegantes
Ler: A primeira tarefa
Quatro chaves para um bom estado da questão
Escrever o artigo Um bom título diz tudo
Escrita científica: precisão, clareza e concisão
Qualidade das referências
Selecionar a revista para a qual vamos enviar o trabalho. Temática, alcance, abordagem, focus, aims and scope. O coração de uma revista
Selecionando revistas para publicar…
Seguir minuciosamente as normas para autores da revista escolhida Normas, normas, normas
As normas APA e o sistema de referências  com DOI
Revisão do artigo Protocolos de envio: checklist
A verificação prévia
Pares amigos
Anúncios

Sobre Lilian Ribeiro

Lilian Vieira da Rocha Ribeiro (Universidade de Huelva/Espanha) Doutoranda em Comunicação; Mestra em Linguística Aplicada (Univ. de Brasília-Brasil); Licenciada em Letras; Coordenadora do blog da Coedição em português da Revista Comunicar e da equipe de tradução espanhol-português da Escola de Autores.
Esse post foi publicado em Sin categoría. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s