Diretrizes para revisores

Autor:  – tradução: Julieti Oliveira

As revistas cientificas de reputação internacional tem como referência, o rigor, a pontualidade e a transparência em seus processos de trabalho, desse modo geram confiança entre a comunidade científica que tem acesso aos estudos e pesquisas publicadas, e também aos pesquisadores que nelas decidem apresentar seus trabalhos.

Todas as revistas cientificas já contam com “diretrizes para autores”, que contrário ao que se costuma pensar, são mais valiosas quanto mais seguem um modelo padrão e geram menos “particularidades” para os autores que circulam de uma publicação à outra. As revistas cientificas de anto nível compartilham padrões comuns que facilitam a autores e leitores a compreensão de seus artigos. Não significa apenas definir normas rígidas, mas sim proporcionar facilidades para que os pesquisadores não percam tempo com questões formais e se dediquem à originalidade e à novidade que devem possuir os trabalhos apresentados a esse tipo de revistas.

Além das diretrizes para os autores, as revistas de prestigio como “Comunicar” contam com “diretrizes ou orientações para os revisores”, essa comunidade científica sobre a qual se centra a avaliação cega dos artigos e que é um elemento fundamental para estruturar o avanço cientifico por meio das publicações periódicas.

As diretrizes ou orientações para os revisores devem ser de acesso público e conhecidas também pelos leitores, e principalmente pelos autores, por quê em respeito ao critério sagrado da transparência e da objetividade, toda a comunidade cientifica deve conhecer os parâmetros básicos que guiam a avaliação dos artigos e os critérios que determinam os que serão selecionados, entre uma importante competição, como consequência os autores necessitam ter confiança no processo realizado.

As diretrizes para os revisores garantem o uso de critérios universais e unificados para todos  aqueles que avalizam revisões com base em critérios e não sujeitas a variações contextuais que nas Ciências Sociais são de muita importância.

As revistas de alto nível também, como consequência da transparência e objetividade que devem respeitar, publicam a relação completa de todos os seus revisores, sua equipe e afiliações, para que o número e o curriculo dos mesmos, assim como a variedade de instituições, países…sejam uma garantia anti-endogâmica mais alta, e uma prova valiosa do prestigio da publicação. “Comunicar” conta atualmente com 500 revisores de 42 países, de instituições mais destacadas do mundo relacionadas ao tema.  Na sua seção “Conselho de Revisores” podemos encontrar a ampla e variada relação de investigadores de todo o mundo que colaboram nos processos de revisão do artigos e também sua implicação em cada número, as orientações para os revisores (diretrizes), um vídeo explicativo e também as fichas/ protocolos das diferentes seções que se usam para revisar e que são de conhecimento público.

Uma recomendação final para os autores: Conhecer as fichas de revisão, as orientações para avaliar os artigos e também a lista de revisores nos ajudará, sem dúvidas, a melhorar o formato de nossa pesquisa para ter sucesso nesse tipo de revistas cientificas de alto nível, que não somente são exigentes com conteúdo, mas também com a forma de apresentação.

revisores

Anúncios

Sobre Lilian Ribeiro

Lilian Vieira da Rocha Ribeiro (Universidade de Huelva/Espanha) Doutoranda em Comunicação; Mestra em Linguística Aplicada (Univ. de Brasília-Brasil); Licenciada em Letras; Coordenadora do blog da Coedição em português da Revista Comunicar e da equipe de tradução espanhol-português da Escola de Autores.
Esse post foi publicado em Sin categoría. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s