Palavras-chave

Autora: rosagarciaruiz –  Tradução Julieti-Sussi Oliveira

 

imagen-1

As palavras-chave formam junto com o título e o resumo, os metadados de um artigo e constituem a “carta de apresentação” de uma publicação cientifica.

O autor de um artigo científico necessita afinar suas capacidades pesquisadoras para acertar na hora de escolher os termos que melhor representem o tema do seu trabalho, e sobretudo, a particularidade da sua contribuição. Nesse sentido, a seleção das palavras-chave deve ser feita com tranquilidade e reflexão, e pensando no leitor do trabalho, já que elas definem o conteúdo do artigo. Este aspecto é de suma importância se queremos que nosso artigo seja encontrado por outros pesquisadores do nosso âmbito de estudo, porque deste modo garantimos sua divulgação e também o seu impacto na comunidade cientifica.

Portanto as palavras-chave têm dupla função na pesquisa científica, descrevem as características principais de um artigo, aumentando a sua divulgação, e por outro lado, facilitam a procura e seleção dos trabalhos que mais nos interessam entre a variedade de trabalhos existentes.

Para escolher as palavras-chave mais apropriadas ao nosso artigo muitas revistas recomendam sua escolha entre as oferecidas por um tesauro, uma lista ou sistema de organização de termos científicos que uniformiza o conhecimento e permite a indexação e recuperação de informação de catálogos e bases de dados, facilitando aos investigadores realizar pesquisas bibliográficas efetivas. Existem diferentes tesauros vinculados a diferentes campos científicos, e com diferentes relações entre seus termos (semântica, hierárquicas, etc.). No campo das Ciências Sociais, o Tesauro mais conhecido e mais recomendado pelas revistas científicas aos autores para que escolham entre as suas propostas aqueles termos que queiram refletir no seu artigo é o da UNESCO, que oferece uma lista controlada e estruturada de termos para uma analise temática e a procura de documentos e publicações nas áreas da educação, cultura, ciências naturais, ciências sociais e humanas, comunicação e informação. Trata-se de uma lista ampliada e atualizada, disponível em versão digital em quatros idiomas, que permite conhecer a evolução dos programas e atividades desta organização http://vocabularies.unesco.org/browser/thesaurus/es/

A grande maioria das revistas de ciências sociais exigem a inclusão de 3 a 8 palavras-chave em cada artigo e o conselho editorial juntamente com os revisores, prestam atenção especial às palavras escolhidas, tendo em conta que elas são as que facilitam a leitura de mais ou de menos pesquisadores, em função da sua qualidade e precisão. A Revista Comunicar indica nas suas diretrizes que deve-se incluir 8 palavras-chave ou descritores no artigo https://www.revistacomunicar.com/normas/01-normativa-comunicar.pdf para isso é recomendável utilizar aquelas que mais nos interessam dentre as identificadas nos artigos publicados anteriormente.

Para terminar este post, convém lembrar que depois de publicado nosso artigo as palavras-chave têm também um papel importante na divulgação por meio das principais redes científicas, as que já nos referimos anteriormente Academia.edu  na sua seção “Topics”, oferecem uma lista de termos que podemos escolher, coincidam ou não com as palavras-chave do nosso artigo, tratando de conseguir o maior impacto possível.

A Escola de Autores de Comunicar insiste na importância das palavras-chave que selecionamos em cada artigo, considerando que nos identificam como pesquisadores, demostram nossos interesses a outros estudiosos e definem a qualidade e a coerência de nossa trajetória como pesquisadores.

Anúncios

Sobre Lilian Ribeiro

Lilian Vieira da Rocha Ribeiro (Universidade de Huelva/Espanha) Doutora em Comunicação (Educomunicação & Media literacy); Mestra em Linguística Aplicada (Univ. de Brasília-Brasil); Licenciada em Letras (Faculdade Castelo Branco); Coordenadora da equipe de tradução espanhol-português da Escola de Autores da Revista Comunicar.
Esse post foi publicado em Sin categoría. Bookmark o link permanente.

Uma resposta para Palavras-chave

  1. Pingback: Thesaurus: Palavras-chave | Comunicar. Escola de Autores

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s