Ideias-chave: Ressaltar a importância da investigação

Autora: Ana Pérez-Escoda – Tradução: Lilian Ribeiro

As ideias-chave de um artigo científico constituem uma lista simplificada das contribuições e resultados mais relevantes que servem como fundamento na  argumentação do manuscrito apresentado pelo autor, aquilo que na realidade se apresenta de original e inovador à comunidade científica e que vale a pena ser destacado de modo especial, sem necessidade de ler todo o texto. Trata-se de marcar, destacar e ressaltar o mais importante, dirigir a atenção dos nossos leitores como se utilizássemos um marcador de texto.Ideas clave1

Há ocasiões em que os autoress confundem os “highlights” ou ideias-chave com uma versão adaptada do resumo ou abstract, quando na verdade não tem nada a ver. Enquanto o resumo expõe uma síntese da investigação: contexto, objetivos, metodologia, resultados e conclusões, as ideias-chave destacam em um mínimo de 35 e máximo de 80 palavras as contribuições mais substanciais que a investigação fornece à comunidade científica.

O objetivo fundamental destas ideias-chave é visibilizar o valor acadêmico da investigação apresentada, permitindo ao público interessado conhecer rapidamente o propósito do artigo, suas principais contribuições e sua inovação dentro do campo de conhecimento no qual se desenvolve. Trata-se de uma seção complementar ao resumo do artigo que introduz elementos de conhecimento sobre o conteúdo do artigo de modo ágil, tornando mais eficazes as buscas dos investigadores nas diferentes bases de dados.

A posição das ideias-chave vem determinada pelas normas de cada revista. Há revistas que destacam a necessidade de incluir estas ideias em arquivo separado, entretanto, outras solicitam ao autor que as inclua no final do próprio texto, depois das referências.

ideias clave

A proliferação da literatura científica e a quantidade de artigos acadêmicos que um investigador pode encontrar atualmente nas bases de dados, tornam realmente útil e proveitosa- a cada dia mais-, a necessidade de incluir esta seção de “ideias-chave” para garantir uma maior visibilidade e um alcance mais eficiente dos resultados e contribuições realizadas, garantindo que seja chamada a atenção daqueles universitários, cientistas e leitores que possam estar interessados em nossa investigação. Trata-se de um recurso a mais que dispõe o investigador para que sua investigação não passe despercebida.

Anúncios

Sobre Lilian Ribeiro

Lilian Vieira da Rocha Ribeiro (Universidade de Huelva/Espanha) Doutoranda em Comunicação; Mestra em Linguística Aplicada (Univ. de Brasília-Brasil); Licenciada em Letras; Coordenadora do blog da Coedição em português da Revista Comunicar e da equipe de tradução espanhol-português da Escola de Autores.
Esse post foi publicado em Sin categoría. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s