Métricas alternativas: ALM

Autor: Rafael Repiso- Tradução: Lilian Ribeiro

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O que são as Altmetrics? São métricas para medir a atividade científica cuja origem é o registro de informação em plataformas digitais. Portanto, as primeras altmétrics nascem com a internet (número de visitas e downloads) e se desenvolvem especialmente com o aparecimento de plataformas sociais e acadêmicas no contexto da Web 2.0.

 Quais são as principais métricas usadas atualmente?  As métricas alternativas vão aumentando segundo vão aparecendo serviços web que registram e difundem trabalhos científicos. Em um recente artigo, Daniel Torres-Salinas, Álvaro Cabezas e Evaristo Jiménez (2013) propuseram uma classificação dos principais indicadores altmétricos:

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Vemos como as altmetrics são tão somente um aproveitamento do registro de informação que os artigos científicos deixam em diferentes plataformas webs. O que devemos considerar ao interpretar alguma das múltiplas métricas alternativas? As Altmétrics devem ser estudadas segundo vários aspectos:

  1. Significado.O que significa o indicador? Que significado tem um artigo ser retuitado ou compartilhado por Facebook? Um problema básico é que as pessoas creem que as Altmétrics substituem ao divinizado Impact Factor, mas na realidade é que a grande maioria não são indicadores de impacto, fornecem informação sim, mas sobre outras dimensões.
  1. Difusão. A maior parte das Altmétrics nos aponta a presença e prevalência em um contexto digital (twitter, Facebook, Mendeley, Blogs, etc.). Podemos dizer que em termos gerais as Altmetrics falam de difusão. O segredo é discernir o que é uma boa ou um má difusão. Ter 5 tuítes é uma boa difusão?
  2. Esforço e solidez do indicador. Outro aspecto fundamental para avaliar uma altmetrics é o esforço que custa realizar registros. Além disso, devemos pensar se existe algum tipo de filtro que regule sua produção. Por exemplo, criar un tuíte sobre um artigo é simples e ninguém pode evitá-lo. Enquanto  citar um artigo é complicado porque primero é preciso fazer um trabajo a partir do se irá citá-lo e em segundo lugar publicá-lo, com os filtros naturais. É por isso que muitas almetrics são especialmente fáceis de manipular.

Finalmente as Altmetrics são novos indicadores que fornecem informação sobre diferentes dimensões, muitas das quais não tínhamos como de medi-las.

Torres, D., Cabezas, Á., & Jiménez, E. (2013). Altmetrics: nuevos indicadores para la comunicación científica en la Web 2.0. Comunicar21(41). https://doi.org/10.3916/C41-2013-05

 

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Sobre Lilian Ribeiro

Lilian Vieira da Rocha Ribeiro (Universidade de Huelva/Espanha) Doutoranda em Comunicação; Mestra em Linguística Aplicada (Univ. de Brasília-Brasil); Licenciada em Letras; Coordenadora do blog da Coedição em português da Revista Comunicar e da equipe de tradução espanhol-português da Escola de Autores.
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