FundRef/Crosscheck /Similarity Check/CrossTech

Autor:  Tradução: Julieti-Sussi Oliveira

Crosscheck é uma organização não lucrativa, destinada a melhorar o acesso, a comunicação e a procura na comunidade acadêmica. Na atualidade, a plataforma possui quase 10.000 membros provenientes de 114 países que empregam os diferentes serviços oferecidos; entre os serviços mais populares estão Fundref, Crosscheck, Crossmark e Crosstech.

1469194195_crossref_logo

Em primeiro lugar, Fundref é uma base de dados utilizada para prover informação sobre o financiamento recebido nas investigações. Especificamente, permite às organizações monitorar e fazer um acompanhamento às subvenções emitidas, garantem as cláusulas particulares dos financiadores aumenta a transparência dos resultados do financiamento e propõe visibilidade às fontes financiadoras. Em resumo, Fundref atua de modo favorável com as instituições de Pesquisa e Desenvolvimento (P & D) concedendo-lhes um registro atualizado da sua inversão nas publicações divulgadas em base de dados importantes como Scopus.

Por sua vez, Similarity Check, anteriormente conhecido como Crosscheck é um serviço de comparação de manuscritos voltada para a criação de uma base de dados, baseada na semelhança entre as publicações. A ferramenta principal desse serviço fundamenta-se no acesso ao software antiplágio denominado iThenticate patrocinado por Turnitin que fornece um feedback imediato sobre o conteúdo das publicações, demostrando a originalidade da investigação por meio da procura de coincidências tanto em outras publicações como no conteúdo geral publicado na internet.

Crossmark é um sistema de revisão de artigos depois da sua publicação que permite assegurar a atualização da informação de manuscritos e autores, incluindo o número de identificação ORCID, nova bibliografia que otimize a compreensão dos dados obtidos, correção de erratas, dados complementários, financiamento, detalhes das licenças, entre outras. As publicações que possuem o logotipo de Crossmark significa que a revista oferece a oportunidade de adicionar informação extra sem modificar a base do estudo, avaliando assim a premissa que manifesta a natureza dinâmica das publicações.

crossmark

Por último, CrossTech é um blog técnico para editoriais acadêmicos formalizando a instauração de um espaço protegido especializado para discussões relacionadas com mudanças no entorno acadêmico. Sob essa base, procura-se desenvolver uma comunidade para conhecer as diretrizes comum nas tecnologias da publicação, compartir experiências e expandir novas práticas editoriais. CrossTech é o serviço menos utilizado pelos membros de Crossref; os especialistas continuam mantendo a sua disposição para resolver dúvidas nos processos editoriais.

Finalmente, Crossref é uma plataforma necessária tanto para editores, revisores e autores. Evidentemente, a praticidade de seus serviços melhora a qualidade e a transparências das publicações. Ademais, possui outros serviços como Reference, Linking, Cited by e Event Data que serão comentados em uma próxima entrada do blog.

Anúncios

Sobre Lilian Ribeiro

Lilian Vieira da Rocha Ribeiro (Universidade de Huelva/Espanha) Doutoranda em Comunicação; Mestra em Linguística Aplicada (Univ. de Brasília-Brasil); Licenciada em Letras; Coordenadora do blog da Coedição em português da Revista Comunicar e da equipe de tradução espanhol-português da Escola de Autores.
Esse post foi publicado em Sin categoría. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s