CiteScore: percentil

Autor: Ignacio Aguaded – Tradução: Julieti Oliveira

CiteScore é uma métrica nova de Scopus que mede a relação de citações por artigos dentro da base de dados deste importante indexador mundial que contêm 25.300 revistas de todas as especialidades. Oferece, portanto, informação chave aos autores para poder comparar e avaliar revistas científicas em função do seu fator de impacto, denominado aqui CiteScore, que baseia-se na divisão do número de citações recebidas entre o número de artigos publicados. CiteScore calcula as referências de todos os documentos de um ano específico em todos os documentos publicados em anos anteriores. Esse número divide-se pelo número de documentos indexados em Scopus (www.scopus.com/sources) publicados nesse mesmo ano. É um índice de referências muito transparente porque oferece links tantos aos artigos publicados como as citações recebidas.

citescore-01

CiteScore (https://bit.ly/2JV1tqu), juntamente com Scimago Journal Rank (https://bit.ly/2LCHZVA), são os dois índices de medida de referências da base de dados Scopus, utilizando parâmetros diferenciados que geram índices diferentes:  SJR (Scimago) y CiteScore (Scopus diretamente).

citescore-02

Este portal oferece também a vantagem de atualizar mensalmente a informação da revista através de CiteScore Tracker com o que podemos ver a tendência (positiva ou negativa) dessa publicação para seu posterior índice anual.

CiteScore oferece ademais a informação em percentis, superando os clássicos quartis (Q1 , Q2…) que geram uma informação muito básica e com essa discriminação. Os percentis facilitam conhecer a porcentagem exata onde posiciona-se a publicação dentro da sua especialidade, assim o percentil 99 indica que a revista está no 1% melhor da base.

Finalmente também oferece o CiteScore Rank que permite visibilizar de modo mais fácil a revista classificada em posição frente as outras de sua especialidade.

Blog de CiteScore: https://bit.ly/2MzdoIb

Webinar de CiteStore: https://bit.ly/2KoSejl

CiteScore FAQs: https://bit.ly/2ICPnO1

 

Anúncios

Sobre Lilian Ribeiro

Lilian Vieira da Rocha Ribeiro (Universidade de Huelva/Espanha) Doutora em Comunicação (Educomunicação & Media literacy); Mestra em Linguística Aplicada (Univ. de Brasília-Brasil); Licenciada em Letras (Faculdade Castelo Branco); Coordenadora da equipe de tradução espanhol-português da Escola de Autores da Revista Comunicar.
Esse post foi publicado em Sin categoría. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s