A disseminação de projetos competitivos em artigos científicos

Autora: rosagarciaruiz, tradução: Mirelle S. Freitas

Todo pesquisador com currículo reconhecido no meio acadêmico deve participar em projetos de pesquisa competitivos. Este tipo de projeto mostra a trajetória profissional de um pesquisador extraordinário, que indica seu compromisso com a ciência de qualidade, seu papel relevante nas dinâmicas de trabalho de uma equipe de pesquisa de peso e sua capacidade para abordar novas soluções para problemas existentes na sua área de conhecimento. Implica também na capacidade de superar o primeiro filtro no nível de exigência da comunidade científica, em que a taxa de êxito é mínima, diante da grande quantidade de projetos que não conseguem alcançar os requisitos exigidos pelas convocatórias.

18 de julho

O segundo filtro a superar será conseguir publicar os resultados em uma revista de impacto, visto que o compromisso mais importante dos investigadores que conseguem um projeto competitivo é a transferência de resultados para a sociedade, e não há melhor forma de fazê-lo do que publicando artigos em revistas científicas de prestígio para divulgar seu trabalho e os êxitos alcançados.

Um projeto de pesquisa competitivo requer a colaboração de uma equipe de pesquisadores, como sinônimo de qualidade científica, que reúne grupos e redes de colaboração e que tenha sido capaz de cumprir os requisitos mais exigentes, sobressaindo frente a outros grupos, que competem para conseguir, habitualmente, recursos financeiros para desenvolver sua pesquisa nas melhores condições possíveis. Além do prestígio de ganhar um projeto em uma convocatória (edital) dessas características.

18 de julho2

As equipes de pesquisadores, una vez que alcançam os resultados esperados, devem preocupar-se em divulgar o resultados de mais destaque de sua pesquisa. Para isso, buscam o melhor meio de difusão, elaboram o melhor texto possível e se inserem na difícil tarefa de publicar nas revistas melhor posicionadas nos rankings internacionais de sua área de conhecimento. Obviamente, há de se manter o anonimato no processo de envio do artigo, para que a avaliação às cegas pelos pares possa ser feita (ler texto da Escola de Autores: O proceso de revisão por pares), de maneira que será necessário conhecer a normativa da revista (ver texto da Escola de Autores: Normas, normas, normas), para identificar em que espaço e em que momento do processo de edição, é possível fazer referência ao projeto que valida a pesquisa, garantindo o anonimato dos autores (ver texto da Escola de Autores: Assegurar um documento anônimo).

Considerando tudo o que foi discutido, é conveniente não esquecermos das revistas JCR de alto nível, valorizam de maneira positiva os textos avaliados com a referência de apoio de um projeto competitivo, que chega da mão de uma equipe de pesquisadores consolidados. Esses são avaliados positivamente se comparados a outros textos que não contam com o aval desse tipo de projeto, visto que as estatísticas indicam que textos que advêm de um grupo de pesquisa  que superou a mais alta taxa de recusa existente nessas convocatórias competitivas, têm  melhores resultados e em todos os casos, supõe um avanço substancial no estado da questão em qualquer área.

Anúncios

Sobre Lilian Ribeiro

Lilian Vieira da Rocha Ribeiro (Universidade de Huelva/Espanha) Doutoranda em Comunicação; Mestra em Linguística Aplicada (Univ. de Brasília-Brasil); Licenciada em Letras; Coordenadora do blog da Coedição em português da Revista Comunicar e da equipe de tradução espanhol-português da Escola de Autores.
Esse post foi publicado em Sin categoría. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s