A visibilidade dos artigos: presença de periódicos em bases de dados internacionais

Autora: rosagarciaruiz – Tradução: Lilian Ribeiro

A qualidade de um periódico depende de três fatores fundamentais: gestão editorial, impacto e visibilidade de suas publicações. As revistas científicas de maior prestígio em qualquer área do conhecimento trabalham constantemente para melhorar nesses três aspectos, além de outros critérios já mencionados no post anterior “Critérios de qualidade das publicações”, e de maneira muito especial para maximizar sua visibilidade, o que implica que a revista será posicionada nas melhores bases de dados e seus artigos serão visíveis para pesquisadores e autores em potencial em todo o mundo.

captura-de-pantalla-2019-01-03-a-las-13.19.43Para um autor, é essencial identificar os periódicos que estão localizados em bancos de dados indexados, arquivos de jornais seletivos, catálogos seletivos ou bibliotecas universitárias. Portanto, ao selecionar o periódico para o qual você deseja enviar um artigo, além de levar em consideração o conselho já publicado neste blog sobre como escolher uma publicação de qualidade, o autor deve verificar em quais bancos de dados esse periódico está localizado, pois apostar em uma revista visível supõe que nosso artigo será visível para os pesquisadores da área e evidentemente, a favor que seja mencionado em suas próximas publicações. Quando um autor decide que o Comunicar pode ser o periódico para enviar seu melhor manuscrito, ele pode conferir, na aba “Indexaciones” onde está localizado, e como consequência, verificar a capacidade da revista em disseminar no campo acadêmico e científico sua trabalho de investigação. Comunicar está presente em 650 bases de dados, agrupadas nas seguintes categorias:

  • Bases de dados internacionais seletivas
  • Plataformas de avaliação de periódicos
  • Diretórios seletivos
  • Hemerotecas seletivas
  • Portais especializados
  • Mecanismos de pesquisa de literatura científica de acesso aberto (open Access)
  • Catálogos de bibliotecas
  • Redes Sociais
  • Catálogos de bibliotecas universitárias

Como pode ser visto, existem diferentes bases de dados nos quais um periódico pode ser indexado e, nesse sentido, eles podem ser categorizados em ordem de relevância. Desta forma, podemos considerar como mais importantes e prestigiosas as bases de dados que indexam periódicos levando em consideração diferentes variáveis ​​relacionadas ao impacto da revista, motivo pelo qual recebem um índice de qualidade relativo dentro do conjunto de periódicos da revista.. Um exemplo claro desses bancos de dados é o Scopus ou o Web of Science. Outras bases de dados levam em conta o valor editorial da revista, como é o caso do Latindex, que estabelece uma série de critérios a serem cumpridos, ligados à qualidade editorial das revistas, e não ao impacto dos artigos publicados. Outros levam em consideração os critérios dos especialistas no campo científico ao qual a revista está vinculada.

As revistas científicas de prestígio, portanto, são reconhecidas pela sua localização nas bases de dados, o que supõe um esforço de atualização permanente para as equipes editoriais que, também, repercute na visibilidade de cada um dos artigos que publica. . Portanto, os autores devem dedicar tempo à procura dessas informações em cada revista para a qual desejam enviar seus artigos.

 

Anúncios

Sobre Lilian Ribeiro

Lilian Vieira da Rocha Ribeiro (Universidade de Huelva/Espanha) Doutora em Comunicação (Educomunicação & Media literacy); Mestra em Linguística Aplicada (Univ. de Brasília-Brasil); Licenciada em Letras (Faculdade Castelo Branco); Coordenadora da equipe de tradução espanhol-português da Escola de Autores da Revista Comunicar.
Esse post foi publicado em Sin categoría. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s